quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Sem tradução


Nestas alturas sinto orgulho em ser portuguesa, porque SAUDADE é uma palavra de origem portuguesa para a qual não existe tradução para as demais línguas.
Saudade é o que sentimos de quem um dia esteve ao nosso lado, e que por motivos a nós inerentes a vida encarregou-se de nos separar cada um seguiu o seu caminho.
Foi como Uma viagem
Destino: Lamego
Duração: 3 anos
Motivo: ingresso no ensino superior
Roteiro Turístico: todos os cantos da cidade e arredores
Sentimentos á chegada: Medo, Duvida, alguma Alegria
Sentimentos/acontecimentos durante a viagem: Alegria, Tristeza, Vitórias, Derrotas, vida a 1000 há hora…
Sentimento á partida: Dor, Perda, dúvida, Medo do futuro…
As coisas boas da vida acabam rápido… nunca conseguiria descrever tudo o que vivi e senti, de bom e de menos bom. Tudo isto porque tudo valeu a pena, porque todas as pessoas que passaram pela minha vida se tornaram peças essenciais nessa viagem e se ela foi bem sucedida é devido a eles e á família claro.
No fim da viagem cada um seguiu o seu caminho, vamos falando por telefone, mails, mensagens e até simples toque!
Fica sempre a doce recordação a alegria de mentalmente podermos reviver. Com o passar do tempo a expectativa e esperança de um reencontro o mais rápido possível é cada vez maior. Fechar os olhos e sentir uma grande emoção ao ouvir a voz, ao sentir o perfume, ao contemplar o olhar de quase tocar, sem que isso seja possível. A nostalgia impera… bons momentos, gargalhadas, cumplicidade, sorrisos, piadas, noites de trabalho e de farra, respeito, carinho… Amizade.
Em cada palavra uma lágrimita, que lembra cada amigo, cada lugar, cada dia que passamos em Lamego.
Lembro todos os dias as pessoas que entraram na minha vida desde logo, desde o primeiro dia e outros também amigos que por motivos que talvez a vida os posso explicar surgiram já no fim da viagem, mas que serão igualmente lembrados.
Meninas de casa (Nexitah e k@ irmãs, enfermeiras, explicadores, donas de casa, acho que fomos tudo!) Paty amiga és aquela base, só não partilhamos a casa porque de resto acho que não falhou nada :D Grupo de trabalho ( minha Xikititah e meu querido Rui) que até no Paraíso funcionava hehehe , Papoilas do meu coração, Rose, Susana, Sara, Tanocas, Raquel, Juliana), afilhada Daniela, Turma de G.I, Bruna e Vítor, meninos de engenharia que desenrascam qualquer pessoa em apuros informáticos (Zé, Marcus, César), Jamaica, Ivo, Edgar, Cinfães, Piri, Domingos (fófinho)… Londrino gym no seu melhor, Boss, Telmo (aquelas aulas de Pump ui ui Jesuis me abana!), Roberto, Borges, Agostinho, Miguel, Maria do Carmo, Ana (tenho pena de não vos ter conhecidos antes meninas :s)


Buenos Momentos, buenas personas y muchas muchas Saudades…

6 comentários:

  1. Oh minha lindinha :)*

    Saudade? Ai eu sinto-a todos os dias e provo, a cada segundo, o vazio que é nao te ter por perto.
    Amiga? seremos para sempre e recuso-me, OUVIS-TE BEM, a ser comunicada das tuas vitórias sem me sentir parte integrante da tua vida, desta nova vida que nos espreita a cada virar de esquina.
    Sentimento? o meu pulsar por ti só faz aumentar. Nao consideres isto, de todo, um cliché, afinal tens uma linda parte de mim: o meu coraçaozito. Acredita, meu amor, que és privilegiada pq o acesso a este órgao tao delicado é vedado à grande maioria das pessoas que eu, acidentalmente ou pela força das circunstancias, sou impelidada a contactar....
    Viagem? Agradeço-te o facto de me teres permitido percorrer esta tal linda viagem ctg:P
    Memorias? tantas e tao presentes!
    Enfim, amo-te:P
    ASS: Patrícia Marques, Paty, Ruivinha ou piolho electrico ( a vontade do fregues, LOL)*

    ResponderEliminar
  2. ola minha kida!

    fiquei muito contente por teres criado este blog! E pela mensagem tao carinhosa e sincera que escreveste.
    De facto, disseste TUDO! A nossa passagem por Lamego foi única, especial e gratificante!
    Como a frase diz, "Lamego é nosso até morrer", e é bem verdade. Aquela cidade pertence-nos e nós pertencemos a ela!

    Adoro te!

    Inês Silva

    ResponderEliminar
  3. Saudade será sem dúvida a palavra mais real, mais actual, mais sentida na nossa vida depois desta viagem longa, mas muita curta para expressar estes sentimentos tao vividos...

    Amizade e Saudade sao, sem dúvida, as palavras que nos acompanharão para sempre...
    Tal como a minha mesa de finalistas: Lamego = Companheirismo e Amizade... Tinha que vir de mim:):)

    Beijos e até já (ate pq estamos mesmo aqui ao lado!!! lol)

    Sílvia Simões, a famalicense...

    ResponderEliminar
  4. Olá linda!!

    Antes de mais deixa-me felicitar-te pelo teu blog...Hei-de vir cá muitas vezes! :)

    Realmente foi pena termo-nos conhecido tão tarde, mas não tarde demais para perceber k és uma menina muito especial e mereces tudo de bom!! Hão-de surgir oportunidades de reencontro de certeza!!

    Beijo gd gd para ti!
    Carminho

    ResponderEliminar
  5. Mais uma grande iniciativa levada a bom porto pela «minha» Silvy!
    Obrigada pelas palavras emotivas e sinceras, e acima de tudo obrigada pela tua amizade.
    Uma beijoca especial para uma amiga especial!
    Su

    ResponderEliminar
  6. Olá Silvy. jeitosa muito bom sim senhora esta partilha, gostei muito.Muitas saudades que tenho e desculpa ultimamente não tenho tido muito tempo mas gostava de falar contigo pra saber como vão as coisas.Um beijo grande e continua assim lol.

    Edgar

    ResponderEliminar